quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Entrevista - Projeto Água Limpa

O Blog da Gisele começa 2009 com novidades em primeira mão. A Übermodel bateu um papo exclusivo com a equipe do Übersite durante sua passagem pelo Brasil, no final do ano passado, para o lançamento do Projeto Água Limpa.
Confira e deixe o seu comentário!

Equipe Übersite: No que consiste o projeto Água Limpa?
Gisele: É uma parceria entre a sociedade civil e entidades públicas e privadas para preservar as nascentes e implementar ações de gestão ambiental sustentáveis. O objetivo é recuperar a qualidade da água através da recomposição da mata ciliar e promover a educação ambiental das comunidades ribeirinhas para preservação e recuperação da biodiversidade da região. Serão plantadas 132 mil mudas nativas.

Equipe Übersite: Quando começou a sua dedicação em unir esforços pelas causas ambientais e porque da escolha por projetos envolvendo as águas?
Gisele:
Comecei a me engajar quando percebi a degradação que a natureza vinha sofrendo no mundo inteiro e a falta de consciência que havia em relação ao assunto. A água é o bem mais precioso e é finito. Ela é indispensável para a nossa sobrevivência e não estamos tratando a questão com a devida atenção. É muito importante não esquecermos que este é o nosso mundo.

Equipe Übersite: O que você faz no seu dia-a-dia, além de estar envolvida em diversos programas socioambientais, para preservar esse escasso recurso da natureza?
Gisele:
Ações pequenas de cada um podem fazer a diferença. No meu dia-a-dia procuro economizar água na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar a louça... Também tenho um sistema de coleta de água das chuvas que utilizo para regar o jardim e para outros serviços da casa. Além disso, busco utilizar fontes de energia alternativa como a energia solar e eólica. Mas o que tenho feito com maior intensidade é procurar trazer a atenção para a preservação deste recurso tão precioso e da natureza como um todo. Em meu site há uma seção com dicas de como cada um pode fazer a diferença com pequenos gestos em sua casa, no trabalho etc.

Equipe Übersite: Além de dedicar seu site e Blog a questões socioambientais, você passou a defender a causa das águas com os programas “Y Ikatu Xingu” e “De olho nos Mananciais”, do Instituto Socioambiental (ISA), o programa “Nascentes do Brasil”, da WWF, e também o programa “Florestas do Futuro”, da SOS Mata Atlântica. Qual o sentimento de ser a idealizadora, juntamente com a sua família, de um projeto próprio e que certamente servirá como exemplo para muitos outros?
Gisele:
Estou muito feliz por conseguir realizar este sonho, ainda mais por se tratar da região onde nasci. Devo isso ao meu pai, que encabeçou o projeto e correu atrás para que ele se tornasse realidade. E o que me deixa ainda mais feliz é saber que o governo do estado do Rio Grande do Sul e outras entidades públicas e privadas também abraçaram o projeto e apostaram no seu sucesso. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar.

Equipe Übersite: Em 2008 você também esteve no Brasil para inaugurar a Floresta Gisele Bündchen, uma parceria entre você, a Grendene e a Fundação SOS Mata Atlântica. Como é ter uma floresta batizada com o seu nome e qual o objetivo dessa iniciativa?
Gisele:
Ter uma floresta batizada com meu nome é uma grande honra e isso foi possível através do apoio da Grendene e da destinação de uma porcentagem das vendas da minha sandália “Gisele Bündchen Sementes” para o projeto Florestas do Futuro, que é um programa de reflorestamento e recuperação de espécies nativas, que contribui para preservação da água e da biodiversidade. Nesta ação serão plantadas cerca de 25 mil mudas nativas da Mata Atlântica em duas regiões diferentes do país: São Paulo e Bahia. A Mata Atlântica é um dos biomas de maior diversidade do mundo, mas é um dos mais ameaçados de extinção. Infelizmente hoje 93% dela já foi devastada. É muito bom poder ver esta floresta ganhando vida novamente.

Equipe Übersite: Em 2009 o Blog Socioambiental completa um ano e o Übersite cinco. O que vem de novo para este ano?
Gisele:
Estou muito feliz por ter por este espaço na internet onde consigo falar um pouco sobre as coisas em que realmente acredito e que acho importantes, como a preservação do meio ambiente. Pretendo que o blog e site se tornem cada vez mais pontos de referência para as pessoas buscarem informações sobre como preservar e entender um pouco mais sobre o que vem acontecendo com o nosso planeta. Em 2009 vamos seguir ainda mais forte com esta idéia.

Equipe Übersite: E em relação à parceria com novos projetos sociais, teremos novidades em 2009? Alguma nova ação socioambiental que possa ser adiantada em primeira mão para os fãs?
Gisele: 2009 pra mim é o ano do Projeto Água Limpa. A execução do projeto inicia neste ano e estou ansiosa pra ver como será o engajamento das pessoas e os resultados que o projeto terá na região.

Equipe Übersite: O que você espera do futuro do nosso meio ambiente?
Gisele: Espero que as pessoas sejam mais conscientes, que tratem a natureza com mais carinho, cada um fazendo a sua parte, não desperdiçando os recursos naturais, não jogando lixo na rua, reconstruindo o que foi destruído, enfim, buscando formas diferentes de coexistir com a natureza em harmonia.
Blog da Gisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário